Pular para o conteúdo

Perfil

Foto do roteirista e editor Raphael Fernandes, usando um boné e sorrindo.Especializado em histórias de terror, crime e ficção científica, suas HQs são marcadas pelo ocultismo, crítica social, subversão e contracultura. Nessas narrativas, você vai encontrar criaturas lovecraftianas, antiautoritarimo, magia do caos, ação desenfreada e muito  “desgraçamento mental”.

Formado em História pela USP, estreou como roteirista na HQ policial Ditadura No Ar” (2011), com arte de Abel, e publicada pela Editora Draco. Obra que recebeu o Troféu HQMix nas categorias Melhor Minissérie (2016) e Roteirista Novo Talento (2013).

No entanto, sua paixão pelo macabro tomou forma na trilogia de horror cósmico formada por O Rei Amarelo”, “O Despertar de Cthulhu e Demônios da Goetia. As obras foram editadas por ele, que também escreveu alguns dos roteiros. Entre suas novas investidas no gênero estão as HQs Delirium Tremens de Edgar Allan Poe, Astrum Argentum de Aleister Crowley e Freakshow – Escape dos Sentidos, história patrocinada e inspirada em uma sala do Escape Time e com parceria do programa de rádio 89 Freak Show.

Outro de seus projetos é a série em quadrinhos “Apagão”, que revela uma São Paulo devastada por um blecaute interminável e dominada por gangues que disputam territórios e recursos na porrada. Uma distopia brasileira! O universo transmídia de Apagão inclui quatro HQs, Cidade sem lei/luz”, “Ligação direta”, “Fruto Proibido e Fogo nos Fascistas, além de uma trilha sonora e projetos de game, RPG e card game. Os quadrinhos terão pelo menos uma edição lançada por ano.

Em 2016, foi lançado o prequel em áudio drama “Apagão – Entre o lobo e o cão”, com produção da Rede Geek e narração de Guilherme Briggs. Em breve, o áudio-jogo “Olho de Vidro” será lançado e contará novamente com roteiro de Raphael Fernandes e produção da Rede Geek, mas o destaque vai para o elenco formado por Thaíde, Nizo Neto, Mel Lisboa, Gero Camilo, João Gordo e grande elenco.

Sua inquestionável dedicação por escrever e editar quadrinhos pode ser vista em títulos como Periferia Cyberpunk”, “Na Quebrada”, “A Teia Escarlate”, “Zikas”, “Despacho”, “Gibi Quântico”, “Ida e Volta” e entre outras publicações.

Atualmente, ele é o editor de quadrinhos da Editora Draco, mas já foi o responsável pela renovação da revista de humor “MAD” pela Panini, onde permaneceu por 10 anos. Também lê tarot, mestra aventuras de RPG e tem uma baita obcessão por discos de vinil e cards de Magic: The Gathering.